12 de set. de 2009

Programa “Plataforma”


A arte não reproduz o invisível, mas torna visível!

A espera na estação pela composição que tarda sugere a metáfora que compõe a idéia central do programa. A experiência da demora é sublimada pela possibilidade de vislumbre do universo a pulsar pelas idas e vindas das várias histórias que perpassam a “Plataforma”. Em comum, a espera pelo trem onde o belo é expresso pela multiforme possibilidade de experimentar tal espera. Histórias diversas, contextos variados que, quando entrelaçados, dão conta de nutrir de forma rica e profunda o momento de expectação.

Seguindo a proposta da arte como forma de expressão de diversas representações da realidade o programa “Plataforma” busca, na interposição de música, literatura e artes plásticas, uma abordagem da multi-temática forma cotidiana da vida humana. Apostando, principalmente, no diálogo entre novas e já consolidadas mídias, o programa visa, entre outras coisas, proporcionar o contato com uma dimensão mais profunda da existência. Sendo assim, o cuidado com o conteúdo apresentado e com a linguagem estética, quer seja na concepção quer seja na logística necessária para a produção, são focos de profunda consideração.
Trata-se de um programa semanal de música com duração de cinco minutos. O músico abre o programa dando uma pequena entrevista, abordando temas relacionados ao seu trabalho e à música que irá apresentar, logo em seguida, apresenta, ao vivo, a canção que intitula o programa.
Uma página na Internet, construída a partir da proposta elaborada pela artista plástica Carolina Gama, abriga o programa em formato de vídeo clipe, um texto literário, um release do artista em foco e um banco de dados com os programas já veiculados. O vídeo clipe abordará, através de uma música e da entrevista com o compositor, um tema especifico, dos vários possíveis, dentro da proposta acima descrita. A música, quer seja cantada ou instrumental, é gravada ao vivo seguindo o formato acústico. A entrevista da conta de elucidar o vislumbre do compositor e o contexto que o cercava durante o processo de criação da narrativa musicada. Já os textos que farão par com os vídeos, visam atuar não como uma exegese da música, explicando-a quer seja vaga ou pormenorizadamente, mas sim, a partir de temas sugeridos nas canções, criar, através das letras, um possível retrato a partir do qual um aprofundamento pessoal por parte do expectador seja possível.
As canções servirão como vozes de temas variados e específicos. Variados na quantidade e específicos no que se refere à temática de cada canção.
Incomodar, sugestionar e estimular são algumas das propostas do “Plataforma”. Mais do que um programa de música, um espaço de diálogo entre variadas formas artísticas entre si e com o expectador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abeixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;

OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões da blog.

Blog Widget by LinkWithin