4 de jun. de 2008

DVD Amazing Grace Chega ao Brasil

Finalmente chegou no Brasil, infelizmente inédito nos cinemas daqui, o filme Amazing Grace(Jornada Pela Liberdade, título brasileiro). Que conta a história real do evangélico e abolicionista Wiliam Wilberforce, que lutou grande parte de sua vida para a abolição da escravidão na Inglaterra, prática que era apoiada tanto politica quanto economicamente. Wilberforce, um membro do parlamento britânico, auxiliado pelo pastor avivalista John Newton, peleja junto à Câmara dos Comuns para abolir o tráfico negreiro. Nessa batalha ele enfrentará a mais cruel oposição, o abandono de um grande amigo e uma doença onde o único remédio era a base de ópio, o que deixa Wilberforce sem forças para cantar o hino de seu grande amigo e pastor Newton e lutar contra a oposição pela abolição. Todavia, mantendo a paixão e a perseverança, Wilberforce encontrará na fé e na benção de uma companheira a luta para continuar.Um filme inesquecível, de um homem fiel à Cristo e a sua Palavra, mostrando que é possível o crente entrar na política e permancer ético e fiel a Deus, desde que este lute para ser instrumento de transformação da sociedade.
A argumentação de Wilberforce, exposta em décadas de campanha junto ao público, sobre a inviolabilidade do conceito de que todos os homens são iguais foi tomada de empréstimo em parte pelo presidente americano Abraham Lincoln no ato de 1863 que aboliu a escravidão – e praticamente na íntegra por brasileiros como Joaquim Nabuco, Rui Barbosa e o ex-escravo Luiz Gama, que cumpriram no Brasil papel semelhante ao que Wilberforce desempenhou junto aos ingleses. Eis aí, portanto, o que há de mais inteligente e atual em Jornada pela Liberdade: a defesa que o filme faz da política como uma arena não apenas possível, mas ideal, para o exercício da ética.
O filme está sendo bastante locado e inclusive recebeu uma crítica muito boa feita por Isabela Boscov, da revista Veja.O DVD possui um documentário adicional falando um pouco sobre o filme, o projeto Amazing Grace e sobre a personalidade de Willian Wilberforce, com comentários do diretor e elenco.Vale a pena ver.
Como Wilberforce influenciou os abolicionistas americanos e brasileiros:
ABRAHAM LINCOLN (1809-1865) - O presidente americano durante cujo mandato se desenrolou a Guerra de Secessão – travada primordialmente em razão do escravagismo sulista – compartilhava a visão de William Wilberforce sobre a imoralidade de se possuir um outro ser humano e citava o inglês em seus discursos.
JOAQUIM NABUCO (1849-1910) - O diplomata se inspirou no idealismo de Wilberforce para organizar um movimento que pressionou o governo brasileiro a aprovar leis como a do Ventre Livre. Somada à pressão britânica, a militância de Nabuco contribuiu para determinar a abolição da escravatura, em 1888.
Ficha Técnica:
Títilo Original: Amazing Grace
País de Produção: Reino Unido
Ano de Produção: 2006
Lançamento DVD Br: 17 Abr 2008
Gênero: Biografia / Drama / Histórico
Duração: 117 Minutos
Idiomas Áudio: Inglês (DD 5.1) e Português Br (DD 2.0)
Legendas: Português e Inglês
Formato da Tela: Widescreen
Distribuidora: Imagem Filmes / Swen Filmes
Recomendação: Livre
Direção: Michael Apted
Roteiro: Steven Knight
Produção: Patricia Heaton, David Hunt, Terrence Malick, Edward R. Pressman, Ken Wales
Elenco: Ioan Gruffudd... William Wilberforce
Romola Garai... Barbara Spooner
Benedict Cumberbatch... William Pitt
Albert Finney... John Newton
Michael Gambon... Lorde Charles Fox
Rufus Sewell... Thomas Clarkson
Youssou N'Dour... Olaudah Equiano
Ciarán Hinds... Lorde Tarleton
Toby Jones... Duque de Clarence
Nicholas Farrell... Henry Thornton
Sylvestra Le Touzel... Marianne Thornton
Chris Tomlin - Amazing Grace (My Chains are Gone)

Amazing Grace - Graça Surpreendente (legendado)
Amazing Grace Movie Trailer

3 comentários:

Anônimo disse...

O filme é uma obra de Deus.Muito edificante para nossa fé.Que possamos intender, o que Deus tem preparado, para cada um de nós.

Tania Montandon disse...

Um presente pra você aqui:
http://taniart.wordpress.com/premios/

beijos

Anônimo disse...

Muito edificante seu site, se der da uma passadinha no meu blog depois.

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abeixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;

OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões da blog.

Blog Widget by LinkWithin