25 de mar. de 2010

Dez atitudes que evitam você ficar com o mesmo problema de saúde de Obama

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, só em 2006 foram registrados 300 mil mortes por infartos ou derrames. O problema não ocorre só por aqui. No mundo, os casos de ataques cardíacos são ainda mais elevados, 17 milhões de mortes por ano. O principal inimigo dessas doenças é o colesterol elevado, e cerca de 50% dos casos poderiam ser evitados se os níveis de colesterol ruim fossem controlados.
Existem dois tipos de colesterol no sangue: o bom e o ruim. O colesterol ruim (LDL) é responsável por depositar gordura nas paredes das artérias, já o bom (HDL) transporta o colesterol das células para o fígado, eliminando-o pela bile e fezes.
Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi detectado com uma taxa alta de colesterol ruim no sangue. Obama foi orientado por seus médicos a melhorar a dieta alimentar, reduzindo principalmente as sobremesas, e também a parar de fumar.
Atitudes simples como a melhora dos hábitos alimentares e um estilo de vida mais saudável podem contribuir para a redução desse colesterol que faz mal. A nutricionista Gisele Pavin elaborou dez dicas para quem quer manter uma vida saudável e jogar o colesterol ruim para bem longe. Veja abaixo:
1) Reduza o consumo de gorduras saturadas - laticínios com alto teor de gorduras, aquela gordurinha aparente das carnes, pele de aves e embutidos. As gorduras saturadas elevam ainda mais o colesterol ruim.
2) Reduza o consumo de gorduras trans - biscoitos, bolos, massas folhadas e produtos industrializados que utilizam o processo de hidrogenação parcial da gordura. A gordura trans, além de aumentar o colesterol ruim, diminui o colesterol bom, sendo ainda mais prejudicial que a gordura saturada.
3) Aposte em alimentos que auxiliam na redução do colesterol ruim, como nozes, castanhas, soja, salmão e sardinha.
4) As margarinas sem gorduras trans são uma ótima opção para serem utilizadas no café da manhã para passar no pãozinho do dia-a-dia. Elas contêm gorduras boas (mono e poliinsaturadas) que auxiliam a manter a saúde do coração.
5) A maionese industrializada também é uma opção, pois ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ela contém poucas calorias, poucas gorduras e pouco colesterol. Por conter óleos vegetais, também possui gorduras boas e ômega-3.
6) Aposte nos alimentos enriquecidos com fitoesteróis. Os fitoesteróis são extratos de plantas e óleos vegetais que auxiliam na redução da absorção do colesterol pelo nosso organismo. No mercado já temos opções de alimentos enriquecidos com fitoesterol como margarinas, bebida láctea e iogurtes.
7) Consuma aveia. Ela possui uma fibra chamada beta-glucana,que auxilia na redução do colesterol.
8) O consumo de no mínimo 25g de soja por dia também auxilia na redução do colesterol. Além de conter fibras, a soja possui gorduras boas. Estas 25g podem ser obtidas pelo consumo de bebidas a base de soja, alimentos feitos com a proteína texturizadas da soja ou pelo próprio grão.
9) Deixe o sedentarismo de lado. A prática de exercícios físicos é fundamental para manter um estilo de vida saudável e a saúde do coração.
10) Consulte sempre um nutricionista e não deixe de fazer o exame do colesterol para monitorá-lo. A descoberta do aumento do colesterol e as mudanças precoces na alimentação e estilo de vida podem garantir os cuidados com o seu coração.
Luciana Fracchetta
Fonte: Terra Saúde

Um comentário:

Victor Fernandes (: disse...

Amigo , procuro parceria , já coloquei teu banner , se possivel de uma passadinha no meu blog e coloque meu banner aqui , é um blog novo .
www.ojovemadorador.blogspot.com
Garto , Victor Fernandes
Fique com Deus

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abeixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;

OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões da blog.

Blog Widget by LinkWithin