27 de set. de 2007

A DOUTRINA DAS SAGRADAS ESCRITURAS

As religiões de modo geral têm seus livros considerados como sagrados. Exemplos: Os muçulmanos têm o Alcorão; os hinduístas têm o Bhagavad Gita. Nós, os cristãos, temos a Bíblia. Ressaltamos, entretanto, que nenhum desses livros não são revelações do Deus Eterno. Somente a Bíblia é a Palavra de Deus, nossa única regra de fé e prática. Sendo assim, a Bíblia nos orienta em relação ao que se deve crer e ao que se deve fazer.
O Cristianismo tem por base a Revelação de Deus ao homem. Se Deus não se revelasse, o homem não estaria em condição de conhecê-lo. Temos duas diferenças importantes no que diz respeito a religião: A religião comum é aquela em que o homem acha a Deus; já a religião revelada na Bíblia é aquela em que Deus acha o homem, proporcionando ao mesmo um verdadeiro conhecimento a Seu respeito, ainda que tal conhecimento seja limitado.
1 - REVELAÇÃO GERAL DE DEUS: Não vem ao homem diretamente por comunicações verbais. É a forma primeira que Deus tinha para manifestar-se ao homem através de toda a sua criação (Sl 19; Rm 1,20). No entanto, tal revelação tornou-se insuficiente por causa do pecado do homem (Rm 3,23; Cl 1,13; I Jo 1,8; Rm 1,18,25; Ef 4,18). Com isso a revelação geral de Deus não é mais digna de confiança, porque foi também afetada pelas conseqüências do pecado.
2 - REVELAÇÃO ESPECIAL DE DEUS: Como já dissemos o pecado impediu o verdadeiro conhecimento que o homem poderia ter a respeito de Deus através da natureza. Foi preciso que Deus se revelasse de forma especial. A Bíblia, portanto, é o livro da revelação especial de Deus - a Sua Palavra. Jesus Cristo é a revelação máxima de Deus. Em Cristo o homem pode ser resgatado do pecado e voltar a comunhão com Deus. A Bíblia não é meramente um narrativa histórica, mas é o falar perene de Deus ao homem. O fato é que Deus se revelou e que sua revelação se acha escrita.
Há três vocábulos que nos ajudam a compreender mais facilmente alguns aspectos relacionados com o registro e o ensino da Bíblia como Palavra de Deus. Vejamos:
1 - REVELAÇÃO - É o ato pelo qual Deus se deu a conhecer ao homem. Deus foi quem tomou a iniciativa; do contrário o homem não teria condições de conhecê-Lo, por causa do pecado (Rm 6,23; 3,23; Is 59,2). É o ato pelo qual Deus manifestou à criatura sua Pessoa e o seu plano salvador (Hb 1,1,2);
2 - INSPIRAÇÃO - É o ato pelo qual Deus, mediante o Espírito Santo, influenciou e guiou os escritores sagrados para que registrassem fielmente os atos e as palavras de seu plano de salvação (II Tm 3,16,17; II Pe 1,21; Ex 17,14). A Bíblia é e continuará sendo a Palavra de Deus pelo fato de sua inspiração. A Bíblia é inspirada num sentido único e divino, e não no sentido literário e poético. Algumas provas de sua inspiração: A) Sua unidade na diversidade; B) Cumprimento das profecias; C) Transformação do caráter humano; D) Consciência do crente - sua fé;
3 - ILUMINAÇÃO - É o ato pelo qual Deus, pela ação do Espírito Santo, esclarece os leitores da Bíblia, capacitando-os a compreenderem a verdade das Escrituras. O Espírito Santo é quem nos ensina (Jo 14,26). Sem a revelação o pecador jamais chegaria a conhecer a Deus; sem a iluminação jamais chegaria a conhecer a verdade revelada (I Co 2,14).Já se passaram mais de dois mil anos depois de ter sido escrita a Bíblia, mas o seu valor continua o mesmo, visto que ela é inspirada pôr Deus, sendo, portanto, digna de total confiança. A melhor maneira de expressar esta importância é pela nossa reação diante dela. Nós não devemos adorá-la, mas vamos adorar ao Deus que se revela em suas páginas. Nós devemos estudá-la com dedicação, paciência e boa vontade. Devemos ensiná-la aos que não a conhecem e/ou não a entendem, com criatividade e fidelidade à própria Escritura. Devemos também obedecer às suas ordens, encarnar seus princípios, viver seus ensinamentos. Assim, seguiremos o bom exemplo de Esdras: “Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a lei do Senhor e para a cumprir e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos” (Ed 7,10).

Um comentário:

Margarete De Cicco - Cake Designer disse...

Adorei seu blog e e foi através de Cristo que cheguei em Deus seu pai.
E ele está realizando td que desejo em meu coração. Hj posso dizer que cada dia que passa eu amo ele cada vez mais. Eles sempre estará em primeiro lugar em minha vida.
Foi um prazer receber vc em minhas mensagens e seu blog está nos meus favoritos.
Bjs em seu coração sempre

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abeixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;

OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões da blog.

Blog Widget by LinkWithin